Você pode tentar entender um arbitrariamente por um longo tempo o que o clássico russo queria dizer por um ou outro, mas enquanto olhamos para o texto apenas do ponto de vista literário, dificilmente podemos nos afastar do ponto morto. É hora de conectar um psicólogo.
Lee Chatsky?
Estamos sempre gratos àqueles que abrem nossos olhos para nós mesmos? Talvez o futuro provará a correção desses brilhantes precursores do novo momento. Mas no momento em que a maioria ainda quer se apegar ao habitual, aquele que percebemos como uma ameaça a uma ordem mundial existente é odiada por nós. Esse é Chatsky.
Ele diz que vê, mas vê muito, porque, tendo deixado Moscou, expandindo suas idéias já não estreitas sobre o mundo, ele é capaz de olhar para tudo o que acontece na companhia daquele Moscou da meta-positiva, de acima. A questão é se sempre vale a pena relatar o que você viu e se é necessário compartilhar consciente sem uma contra -pergunta, e mesmo com a irritação acusatória? Não é melhor deixar uma verdade desagradável para os outros?
Passionários, pessoas que estão à frente de seu tempo, sempre se tornam vítimas. Geralmente eles são destruídos pela época, resistindo às inovações. Chatsky não é fisicamente
destruído. Mas rejeitado. Reconhecido como louco. Seu oponente mais bem -sucedido nos assuntos pessoais Molchalin tem mais habilidades comunicativas desenvolvidas. Chatsky givelado nas virtudes e habilidades, sem ter uma mente brilhante ou uma pessoa brilhante, ele sabe como ir para a situação, diga o que eles querem ouvir.
É triste que, habilmente manipulando com uma sede humana para ouvir o agradável, é Molchalin quem recebe reconhecimento. Mas a garota inteligente Chatsky quer o mesmo, e então ele volta para seu amante de buscas e viagens. E … fala apenas sobre si mesmo e suas idéias sobre o mundo. Ele ataca tudo o que é importante para sua preciosa Sophia e perde.
Parece que a depreciação do que é querida para o seu ente querido não é o caminho mais rápido para o coração dele. Pelo contrário, pelo contrário: qualquer que seja a verdade importante, se destrói algo valioso no sistema de idéias de outro, isso leva à proximidade, mas à perda.
Poderia conversar de maneira diferente?
Nosso herói age de acordo com seus valores. Ele é um daqueles que estão prontos para serem expulsos, apenas para manter a individualidade. Não trairá seus pontos de vista, mesmo com o custo de perder as relações. Verdade para ele é mais importante que o amor. Sua tragédia é que as meninas daquele momento dependiam da opinião da sociedade, da época das mulheres Turgenev que amavam os revolucionários ardentes ainda não haviam vindo. E, portanto, “fora de Moscou, aqui não estou mais um passeio!”.
Quão difícil é Chatsky e jogar jogos sociais como ele! Nesse caso, o destino deles é a solidão, a busca por lugares “onde o insultado é um sentimento de um canto”. E, infelizmente, a sociedade perde a mente brilhante, que, infelizmente, não é capaz de admitir e apreciar, e os Chatsky perdem seus fãs e entes queridos.